Ewá está diretamente ligada ao elemento ár de Obatalá e de Oyá, a senhora do vento, o ár em movimento,parido pelo sopro sagrado do '' Eleémi'' senhor da respiração.
Os poderes de Ewá ligados á transformação,aos sentidos e aos sonhos estão diretamente relacionados com o elemento ar,o sopro vital de Obatalá.
Como filha de Odudua , entretanto,Ewá também pertence ao elemento terra. Ela também se apresenta como uma caçadora ,habitante das florestas , solitaria e protetora dos animas .Ewá caça com Odé.
Iyewá Olojó, senhora das ilusões e de todo tipo de desfasce .O berrante de Oxossi foi presente de Ewá e é muito apreciado pelo orisá.
Segundo Ebomi Duzinha do Gantois uma fiel filha de Ewá relatou: que no dia da festa de Osúm sai a procissão da Laxaqué uma boneca que representa Ewá ,junto com os simbolos sagrados de Osúm.
Ewá é muito cultuada no candomblé de Ketú.Más é uma orisá jeje da familia de Bessém e seu nome é Jikú que tem como irmã Quenquém e Cotoquem. Todas Dã fêmea. Que são chamados de Voduns.
Ewá é uma feticeira nata usa sempre esses atributos pra confundir os predadores. Está Deusa deixa em suas filhas marcas fortes e faceis de indentificar. São mulheres fortes , determinadas independentes,detestam futilidades isso ela deixa pra Osúm sua cunplice. Como diz Cléo Martins ( Iyalorisá) para conhecermos os filhos de Ewá basta olhar o cartão de creditos dela ,só obras de arte , livros só as coisas finas delicadas más necessária.
Ewá é a mestre da Avania (macha de Iroko) do Bravum , do Dássia e Modubi, todos ritimos da Nação JeJe.
'' A avamunha pertence a Iroko -Loco e é dançado pelos orisás da familia de Omolú , Oxumarê , Ewá e Nanã..''
Ewá companheira de Omolú más que não deixa de acompanhar Oxumarê , Iroko ,Ogum ,Oxossi e Ossaim...
'' AJÁ I COLÊ '' HI HO EWÁ !!!!!!
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Cida existem homens feitos para ewa? sempre vejo falando em filhas, no Ifá ewá se apresentou como meu rixá de cabeça como se dá uma iniciação desse orixá?
Grato
R. barbosa
Postar um comentário