sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sangô ,O rei das alturas !

Sangô orisá filho, já que não existe itans ou odus que comprove , nascimento de filhos deste orisá
Teve como esposas as yabás Obá Osúm e Oyá. No reino deste orisá não era permitido a entrada de ''Aborô'' (orisás homens), a não ser Osalá seu pai .
Sangô é o ''rei da justiça'' ,era um esmero tocador de atabaques. Quando tinha que tomar uma decição séria ele tocava os 12 atabaques para da seu veredito final.Os seus filhos tem por obrigação , principalmente os que são Ogas, mesmo os que não são Alabes, de tocarem e muito bem os atabaques , por que se não é quebra de asé ou melhor essa pessoa passa recibo de que de Sangô não erdou nada .
São 12 as qualidades de Sangô como vimos na edição passada. Nesta trataremos só do grande Obá Ayrá Intilé, em homenagem a meu grande irmão Rodrigo Abib Omo Ayrá Intilé.
Ayrá Intilé é o más velho de todos uma qualidade á parte , ele é a ressureição de Sangô. Senhor das nuves carregadas e escuras que habitam os céus em dias de tempestades.Muito ligado a seus pais Yemonja e Osalá,não vive sem os mesmos. Das nuvéns velha inerte carregada de ar (Osalufã), e de água( Yemonjá) que surjiu o filho Obá Airá Intilé, és o processo antropomórfico da tempestade, como relata os mais velho.
Ayrá veio do mundo dos Eguns junto com Oyá Balé que o trouxe de volta. Com sua vestes brancas e seu oxé de madeira invés de coroa , um turbante branco que envolve o orí ( cabeça), assim vem Ayrá belo como as nuvéns forte como as águas, destruidor como o fogo , velox como um raio.
Ayrá companheiro de Iroko, pois é nós pés de Iroko que ele repousa, junto com os Wins, Ewá e Oyá Balé, Ayrá carrega seu pai Osalá nas costas ,como um amoroso filho que é. E a sua mãe Yemonjá ele da o braço para conduzi-lá pois sem tua adorada mãe ,não conseque o quilibrio para sequir o seu caminho.
Ayrá come amalá que gentilmente divide com Iroko seu confidente.
'' Ayrá Intilé o majestoso das vestes funfun ''
AYRÁ OLOXAM ( Ayrá o senhor do raio ) Odô Iyá !! Epá Babá !!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Como vc mesma falou minha Irmã, Ayra não caminha sem yemonja, assim com eu não caminho sem vc. Creio e acredito que vc é um grande presente que Olorum me deu. Nossa amizade é forte com o iroko, grandiosa como o mar e infinita como o ceu.
Adupe pela homenagem e adupe por caminhat ao meu lado e fazer da nossa familia uma prioridade.
amo vc.
Beijos de seu irmão.
Rodrigo ty Ayra