sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Osumaré , O deus da chuva !

No candomblé , Osumaré simboliza a continuidade e a força vital que promove o movimento ao mundo .
Esse principio de mobilidade é comfirmado em itãns do qual diz que no inicio do mundo só existia uma cabaça constituida pela simbíose do casal Mawa-Lissá, divindade hemafrodita.Dan serpente enrolou-se nesta cabaça como se fosse a corda de um peão a que fez a rodar , dando movimento a Terra.
Para o povo ''Gbé'' Dan é simbolo de riqueza.Temos que ser más coerentes em relação as Dans Osumaré não é Jeje-Mahi,ele é uma Dan de Ketú.Diferente de Ewá Dan fêmea que foi introduzida no camdomblé de Ketú.Assim como no Angola temos as Dans Angorô e Angoromea que nada tem a ver com o Osumaré de Ketú.
Além dos atributos associados ao generico vodum Dan ou Bessem,não devemos esquecer que nos Terreiros Jeje-Mahi essas divindades é apenas a cabeça más visivel de uma familia com uma pluraridade de membros.
Alguns de seus nomes são:
Bafono Deka,Dan Akassu,Ajaçu,Toquém,Doquem,Quequem,Cotoquem,Coquem,Jikú.Bessem é o pai de cotoquem marido da feminina Quequem.
Nos terreiros Jeje-Mahi,Bessem e os outros da familia Dan vestem branco,muito diferente das cores fortes do Osumaré dos Nagos(Ketú).
Osumaré nossa Dan é dono da riqueza senhor de muitos buzios,o arco iris é sua morada,a chuva seu elemento.
Orixá da terra e da agua dualidade é sua maior marca,más cuidado cobra não reconhece dono,um dos poucos orixás que não aceita vim como ojú ori(juntó) pois seu movimento é muito intenso,sua postura muito exigente.Como já disse cobra não reconhece dono e o que não é dele,não tem impotancia.Senhor dono do ''hungebe'' que nasceu de seus excrementos,e que significa ''ciclo de vida''. Osumaré é dono da logenvidade!

''Que a chuva da vida caia sob nosssos corpos cansados nos trazendo folego novo de vida.

Asé! Osumaré!

Nenhum comentário: